Agroindústria suinícola: estratégias e desafios

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Alynson dos Santos Rocha

Resumo


Representantes dos criadores de animais, da indústria processadora de carnes e demais agentes da agroindústria suinícola baiana (e brasileira por extensão) encaram constantemente o desafio de implantar estratégias que resultem no aumento do consumo de carne suína por brasileiros e baianos, que geralmente optam por carnes bovinas e de aves. Isso significa a adoção de diversas medidas em todos os segmentos da agroindústria, particularmente o primário, de criação de animais. Objetiva-se aumentar a aceitação dos consumidores em relação à carne de porco, fortalecendo a associação desta a produtos saudáveis. A captação de novos consumidores é o principal elemento para o avanço comercial da agroindústria suinícola brasileira e, em particular, baiana. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias e desafios ao crescimento do mercado interno, como: ampliação da maior formalização da atividade, modernização tecnológica das granjas (locais de criação dos animais) e aumento da produtividade, com redução dos custos de produção. Mencione-se a iniciativa do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que revela o potencial de organização das entidades representativas da agroindústria. Na Bahia, o baixo consumo de carne suína sinaliza a necessidade de torná-la mais presente no cardápio da população, impulsionando a agroindústria.


Abstract


Representatives of animal breeders, the meat processing industry and other agents of the Bahian swine industry (and the Brazilian industry) are constantly facing the challenge of implementing strategies that increase the consumption of pork by the Brazilian and Bahian consumers, still very concentrated in beef and poultry. This means the adoption of several measures in all segments of the swine industry, particularly the primary sector, animal husbandry. The objective is to increase the consumer’s acceptance of pork. Strengthening the association of pork with healthy products makes the capture of new consumers the main element for the commercial advance to the swine industry. This paper aims to present strategies and challenges to the Brazilian, and in particular to the Bahia swine industry. Increase the domestic market means the need to formalize activities, technological modernization of farms and improve productivity, with reduction of production costs. Mention should be made of the initiative of the National Swine Development Plan (PNDS), revealing the organizational potential of industry entities. In Bahia, current low consumption indicates that it is possible increase share of pork in the Bahian consumption decisions, making it more present in the menus, boosting the whole swine industry.

Palavras-chave

Agroindústria suinícola
Suinocultura
Bahia

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Como Citar
 ROCHA, Alynson dos Santos . Agroindústria suinícola: estratégias e desafios. Conjuntura & Planejamento, Salvador, n. 194, p. 39-55, fev. 2019., EISSN 2594-4290. Disponível em: <http://publicacoes.sei.ba.gov.br/index.php/conjunturaeplanejamento/article/view/159>. Acesso em: 29 set. 2020.