Desigualdade de renda no Brasil

Main Article Content

Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza
O entrevistado da edição 197 da Revista Conjuntura & Planejamento é Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Diretoria de Políticas e Estudos Sociais. Atuante nas áreas temáticas de desigualdade de
renda, pobreza, mobilidade social e políticas sociais, ele dá a sua contribuição para a publicação trazendo a discussão sobre a questão histórica da desigualdade de renda no Brasil. Na sua avaliação, essa desigualdade nunca foi atingida estruturalmente. Para ele, não é possível atribuir a gravidade do problema apenas ao passado, pois a desigualdade foi sendo reproduzida de novas maneiras ao longo do tempo. O ideal para o Brasil, dentre outras medidas, é massificar gradualmente o Imposto de Renda, como ocorre em outros países, em que a maior parte da população paga o imposto. 
 

Article Details

Como Citar
 DE SOUZA, Pedro Herculano Guimarães Ferreira . Desigualdade de renda no Brasil. Conjuntura & Planejamento, Salvador, n. 197, p. 33-37, maio 2020., EISSN 2594-4290. Disponível em: <http://publicacoes.sei.ba.gov.br/index.php/conjunturaeplanejamento/article/view/275>. Acesso em: 08 jul. 2020.